Rio-pretense cria um mundo fantástico em trilogia literária (12/12/2020)
Diário da Região
Funcionário público de Rio Preto faz sua estreia como escritor com o livro "O Último Berserker", primeira parte de sua trilogia Épica. Autor criou um hotsite com mapas, magias e outros detalhes da obra
Em uma terra esquecida, onde a magia ainda corria sobre o mundo, após a grande guerra do bem contra o mal, um garoto tem toda sua raça dizimada quando ainda era um bebê. Aaron foi criado por um carpinteiro e, em um dia comum, foi atacado por elfos, sem saber o motivo. Foi salvo por um homem a quem só conhecia de vista, que revelou o fato dele ser o Último de sua raça, os Berserkers. Esse é o enredo de "O Último Berserker", primeira parte da trilogia que une ficção e fantasia do rio-pretense Fernando Florim. Funcionário público, ele faz sua estreia como escritor após dedicar cinco anos concebendo, por meio da escrita, um continente fictício habitado por elfos, anões e outros seres fantásticos.
Basicamente, Berserker é o nome dado aos guerreiros nórdicos ferozes que haviam jurado fidelidade ao deus Odin. Originados da Germânia, eles despertavam uma fúria incontrolável antes de qualquer batalha. No entanto, há pouco conteúdo a respeito dessa mitologia, o que despertou o interesse do escritor em colocá-los como protagonista de sua jornada Épica, cuja a segunda parte já está¡ escrita e a terceira, em fase de produção.
"Sou um leitor voraz e sempre cultivei o desejo de escrever uma história para contar aos meus filhos", fiz Florim, que faz o lançamento de "O Último Berserker" neste sábado, 12, às 20h, no Mimos Buffet (Av. Monte Aprazível, 4366). Na internet, ele mantém um site (fernandoflorim.com.br) em que publica contos. Além disso, para quem quiser ficar por dentro do lugar habitado por seus seres fantásticos, ele criou um hotsite com mapas, magias e outras curiosidades presentes na história da trilogia: berserker.fernandoflorim.com.br.
Sim, Florim é apaixonado por enredos fantásticos e Épicos de obras como "O Senhor dos Anéis" (J. R. R. Tolkien) e "A Guerra dos Tronos" (George R. R. Martin), além do suspense de nomes como Stephen King. São inspirações, mas o rio-pretense imprime sua identidade criativa em sua primeira publicação. "Criei uma trama muito bem amarrada, com ganchos que interligam as três partes", sinaliza. Aliás, ele não descarta a possibilidade da história de seu mundo fantástico ficar apenas em três livros.
No site de Florim, os leitores e leitoras encontrarão os links para adquirir a sua obra de estreia.
Por: Harlen Felix
Servidor Público e escritor de fantasia (09/2025)
Oi, Servidor
Quem passa pelo Poupatempo talvez não imagine que o superviso de atendimento Fernando Florim, responsável pelas equipes da Secretaria da Fazenda, também é escritor. Servidor público desde 2007, ele equilibra a rotina de agente administrativo com a criação de universos fantásticos.
Sua obra, "Berserker Vol I - O Último Berserker", conta a jornada de Aaron, o único sobrevivente de sua raça, que precisa desvendar seu passado enquanto é perseguido por elfos. A inspiração vem de uma vida inteira dedicada a livros, videogames e jogos de ROG.
Para conhecer o trabalho de Fernando, um exemplar do livro está disponível na biblioteca interna do Paço Municipal, no 2º andar. No site oficial do autor, é possível ler outros contos e acessar os links para compra da obra: fernandoflorim.com.br.
Texto: Daniel Martins